Estilo

Como trabalhar com moda?

Comments (53)
  1. Brenda Costa disse:

    Nossa Carla, seu post veio em boa hora, passei esse ano todo como dúvidas…
    Pretendo fazer moda ano que vem ( no segundo semestre provavelmente, e depois
    entrar na faculdade de jornalismo ) e no primeiro semestre vou me dedicar a cursos.
    Só que: Moro em recife e isso dificulta um pouco, fico em dúvida se devo mesmo
    seguir essa área já que o mercado aqui é dificil.
    Estou cheia de planos, para encrementar no curriculo mas o problema mesmo
    é que moro tão longe das oportunidades…
    O que você acha?

    beijos
    http://sonhandoacordada.com/

    1. Carla Lemos disse:

      Então, mas eu super acredito no crescimento do mercado de moda daí! O Brasil é muito grande, ele tem que crescer, assim como os USA, por exemplo. Não dá pra um país desse tamanho se reduzir a 2 capitais. Fora que a internet rompe barreiras, né? Eu moro no Rio, a Mel em Fortaleza e a Bru é carioca, mas tá em Berlim. Nossa equipe funciona super bem assim. O mercado tá crescendo e evoluindo, tenho muitas esperanças <3 =*****

  2. Carla, não querendo puxar demais a sardinha (mais já postando), mas que post fantástico.

    A gente, com 20 poucos anos, começando a vida profissional e se jogando no mercado de trabalho das modas, se depara com uma realidade que quase sempre é o que a gente não tava esperando – galera grossa, sem experiência e conhecimento nenhum, reativa e que é 100% carão, 0% amor. Tive sorte porque comecei minha vida profissional com a Iesa Rodrigues (s2), quando fiz jornalismo de moda no SENAC, e depois nunca mais parei – esses mini cursos que fui fazendo (fiz vários do Instituto Rio Moda, da Perestroika, ano que vem vou pro FIT) foram agregando valor (hahaha) absurdo – logo tava conseguindo pegar um freelas e trabalhar em assessorias de imprensa bem legais. Agora, to fazendo publicidade e to querendo aprofundar meus conhecimentos de mkt de moda – e tô vendo exatamente isso que você falou: MUITA gente que não tem menor noção (no caso, de mkt) no varejo de moda sem menor noção do que tão fazendo! É desesperador? É. Mas acredito que a paixão, a proatividade e vontade sempre vão ganhar, e pessoas com vontade (tipo as que tão se manifestando no grupo!) conseguir seu espaço ;)

    Beijos e PARABÉNS pela iniciativa! Tava faltando isso mesmo!

    1. Carla Lemos disse:

      Eu tb fiz o curso da Iesa! Sou louca pra fazer os da Perestroika, mas são tão caros que sempre desisto hahahahah #realidades
      Obrigada babe! =****

  3. disse:

    mais um post incrível, do tipo que dá orgulho de ler o Modices <3
    mesmo que o meu ramo de trabalho/estudo seja outro, completamente diferente, eu achei muito bom ler tudo o que você escreveu. afinal, a gente nunca sabe o dia de amanhã (digo isso porque eu nunca descartei a possibilidade de estudar e trabalhar com moda!), e eu acho que muito do que você escreveu sobre trabalhar com moda acaba sendo aplicado ao mercado de trabalho em geral!

    1. Carla Lemos disse:

      é, acaba tudo valendo um pouco pq infelizmente no Brasil as empresas no geral ainda são muito amadoras. É complicado, difícil, mas a gente vai mudar essa realidade, nem que seja por insistência! :) Beijao minha linda! <3

  4. Luiza Torres disse:

    Carla, sério: o Modices é um dos blogs que desde o início, valem MUITO a pena! Não comento sempre, mas to aqui quase todo dia dando meu confere de praxe!

    Você arrasa! Ameeeei o post! ;)

    beijo

    1. Carla Lemos disse:

      OBRIGADÍSSIMAAAAA Lu <3 <3 <3

  5. Maira Mattos disse:

    Carla,
    Maravilhoso o post!
    É exatamente assim…trabalho com moda…trabalhei em uma marca de calçados carioca por 8 anos…comecei com assistente- faz tudo ( faz tudo mesmo…desde tirar xerox a comprar material escolar da filha da chefe !?!!!); passei a estilista e compradora e agora resolvi alcançar algo meu!
    Mas concordo plenamente quando diz que tem que correr atrás de todos os tipos de informação, cursos ( fiz o curso da Iesa Rodrigues com vc! beijo!), ler,ler,ler e ter uma rede de contato grande…mas com cuidado pq o meio da moda é perigoso!!
    As empresas de moda infelizmente ainda são muito amadoras, onde os gestores e chefes não tem noção nenhuma de gestão e mtas vezes não conseguem nem conjugar o português! E isso é mto desistimulante, para as pessoas que correm atrás tem estudo, cultura e investiram $$$$$ ter que conviver com isso. Mas TUDO é aprendizado!! TUDO mesmo!!!
    Além, de mtas empresas ainda viverem na ilegalidade…ilegalidade que eu digo é não pagar um salário digno…não pagar tudo como manda a lei( diga-se o famoso “por dentro e por fora” )e que muitas vezes o profissional da moda é obrigado a aceitar por querer trabalhar…querer ganhar experiencia…e se sujeita-se a isso.
    Acho que temos sim, que mostrar a realidade desse mercado, que mostra tanto glamour e não mostra a realidade. É ruim, não! Não é não! Mas é uma batalha árdua…todos os dias eu espero que a moda no Brasil vá mudando, se profissionalizando…e que daqui a alguns anos tenhamos profissionais cuidando de empresas com profissionalismo..e que nós trabalhadores da moda não precisemos nos “prostituir”, e mostrar que a Moda é um mercado que gera milhões ao nosso país,que a cada dia gera empregos e mais empregos…que o nosso pais nos dê incentivos fiscais para que os micros empresários consigam exercer seu trabalho com dignidade e honra!
    #prontofalei #desabafo

    1. Carla Lemos disse:

      queria aquele emoji que bate palmas pro seu comentário! <3

      E tô esperando o convite do seu voo solo! :) Beijo beijo beijo!

  6. Daniel Kalleb disse:

    Emocionado, apenas. Um beijo no coração de vocês gatonas!!!!!

  7. disse:

    Adorei o post, mt bom!

    >>>>>>>> Mulherada, venham conhecer a loja mais descolada de T-Shirts: http://www.PISAICO.com.br <<<<<<<

  8. Gi disse:

    Meninas, tb não sou da área da moda, mas achei super válido este post! E, como disse uma leitora, tem dicas que valem para qq profissional, de qq área! Acho que, em geral, ainda falta ao brasileiro a inciativa, o “arregaçar as mangas”, e a disposição de começar de baixo. Diploma não garante boa colocação no mercado de trabalho!
    Só um detalhe: No parágrafo em que vc cita o Gilles Lipovetsky, saiu um erro. Onde se lê “delatei”, creio ser “deleitei”.
    Bjs

  9. Suzane disse:

    Carla ADOREI o post, muito bem escrito, tudo tudo tudo de bom,
    E ameiiiiiiiii a forma como vc respondeu uma menina no instagram, essa foi a sua realidade, se não foi a dela, compartilhe conosco de forma educada.
    Parabéns.
    Beijoos
    http://www.queromoda.com/

    1. Carla Lemos disse:

      hahhaahhahaha <3 <3 <3 Pena que ela não me mandou email, pq eu realmente fiquei curiosa em saber como tá tão distante ahhahaahha Beijão Suuu <3

  10. Mariana Moreira disse:

    Amei o post, as dicas são muito boas e realmente descreve bem o mercado da moda. Eu to indo pro quinto periodo de moda no Senai Cetiqt e desde o começo ja sinto a dificuldade que é entrar no mercado, até agora só fiz duas entrevistas de emprego e não consegui nada. Mas eu não deixo isso me abalar, ja fiz vaaarios cursos e em janeiro to indo pra NY fazer 4 cursos no FIT, espero que isso me ajude. :D Parabéns Carla pelo blog, é muito bom!

    1. Carla Lemos disse:

      Vai ajudar muito, Mari! Obrigadíssima <3 Beijos =**

  11. Oi Carla,

    adorei esse post, super esclareceu várias dúvidas que eu tinha. Como acabei de formar no colégio, pretendo fazer faculdade de publicidade e propaganda (COMUNIÇÃO), para depois realizar um curso de especialização em moda, no caso fashion market. Você acha que essa área de marketing também abranje vários tipos de afazeres como você disse?! Ainda estou muito na dúvida em qual área da moda desejo trabalhar, quero ir com calma e vendo por onde chego =)

    Bjs!

    1. Carla Lemos disse:

      Marketing de moda, normalmente sim hahahaha mas o mercado tá crescendo, vai amadurecer e isso vai gerar mais profissionalismo e vagas ;) Beijão! <3

  12. fascinante todo este texto..
    sou amante eterna da moda…
    e isso me ajudou bastante.. clareou bastante as minhas ideias!!!
    Adoreii!!!

    Beijinhoos

    http://www.tudoediferentequi.com

  13. Daiane disse:

    Amei esse post.. puxa, de grande valia! salvei nos meus favoritos pra sempre ler e perceber uma dica, pesquisar outra! obrigada!
    Daiane

  14. ops saiu errado.. *abrange

  15. Tayla disse:

    Ola meninas adorei o post,acho que para todo mundo tá difícil mas achei inspirador e bem motivador.Thanks
    http://www.necessidadesbasicass.blogspot.com

    1. Carla Lemos disse:

      Obrigada, Tayla! <3

  16. Raffa Sanches disse:

    Carla, amei o post!
    Eu acabei de passar pro 5º período de moda, e graças a Deus estou estagiando a 5 meses. Tudo que você disse é verdade.
    Ralei pra catar um estágio e nada, minha sorte foi o Q.I.! E pelo que vejo na minha facul 90% é assim, por isso que sempre que vejo rolar uma oportunidade já cato meia dúzia de currículos das minhas amigas e já indico. Por que tá difícil, gata! Haha
    Me fazem de gato e sapato no estágio, até minhas chefes falam que eu estou em todos os setores, haha. Mas eu amo! A experiência e incrível, completamente diferente da facul. E com sorte, acabo conhecendo pessoas maravilhosas que eu admiro, ou aprendo a admirar.
    Acho que se você ama Moda, vale a pena encarar os perrengues e ir em frente. Qualquer profissão é assim, a nossa só é um pouco mais louquinha.
    Beijos e parabéns pelo post incrível!

    1. Carla Lemos disse:

      Own Raffa! Adorei <3 Pra trabalhar com moda tem que ser apaixonada mesmo <3 Beijão!!!

  17. Verônica disse:

    Eu não sou de comentar, mas este post me prendeu!!! Lí, inclusive, todos os comentários kkkk

    Parabéns pelo post sincero, objetivo e informativo!!!!

    bjssssss

  18. Ana Carolina disse:

    Amei o post, acompanho o blog já faz um tempo, e eu vi que estou no caminho mas percebi também que fata muito coisa para chegar ainda onde quero, mas com fé e lutando eu consigo. Obrigada pelo post Carlita.

    Beijos

  19. Andrea Schmitz disse:

    Adorei o post, meninas! Que sorte a minha, esta é a primeira vez que acesso o blog! Tenho 43 anos e sou formada em RP, fiz cursos de marketing, trabalhei em banco, em fábrica de perfis para construção civil ( na área de Comunicação), em editora de revistas, como RP na administração de Eventos…. Mas nada me fez feliz! Morei nos EUA, no Bahrain, enfim, já andei bastante por aí…. Há pouco tempo atrás, ainda este ano, tive o maior insight da minha vida profissional, trabalhando como fitting model, descobri ( meio lerda, né?!) que tinha nascido pra trabalhar na área de Moda! Olhando pra trás, sempre gostei muito mais de brincar de usar as roupas da minha mãe do que de bonecas, sempre li revistas de moda ( desde adolescente!), sempre amei programas de moda, sempre procurei saber tudo que pudesse a respeito. Bem, já concluí o meu primeiro curso online ( Consultoria de Imagem) e pretendo fazer um curso de Formação online a partir de fevereiro. Ano que vem ( mais uma super oportunidade que a vida está me dando!) me mudo para Shangai. Lá, pretendo cursar qualquer curso da área que eu encontrar, e acima de tudo, vou aprender ( tentar!) Mandarim. Vou correr atrás do prejuízo, do tempo “perdido”! Nunca é tarde para começar, ainda mais quando a gente descobre o que ama fazer! Obrigada, meninas e boa sorte para todas nós! Beijos!

  20. Eu sempre quis trabalhar com moda, mas hoje vejo que o mercado é muito concorrido. Adoro moda, mas o curso é bem carinho, mas é uma área incrível se você for criativo e gostar muito!
    oi poderia visitar meu blog? *-*
    http://amandopeloavesso.blogspot.com.br/

  21. isa almeida disse:

    Nossa Carla, muito obrigada pelo post! Tenho 18 anos ainda e estou prestando vestibular para jornalismo com o sonho de conseguir trabalhar com jornalismo de moda. Muitos falam que eu sou louca, que jornalismo é uma profissão muito instável e que moda é um circulo muito fechado. E talvez estejam certos, né? Mas o importante é correr atrás porque dá sim pra conseguir. Fico feliz ao ver que lendo um post assim eu não fico assustada ou com medo de entrar nesse meio, mas sim muito ansiosa!

  22. Mim Plech disse:

    Eu praticamente acabei de largar o curso de Direito para ir ao Rio fazer Moda. Estava super precisando desse post. Posso entrar no grupo do face? Me adiciona? Beijos

  23. Muito bacana seu blog. Sempre estamos antenados nesse mundo, pois a moda é o nosso negócio. Parabéns pelo trabalho.
    Estão convidados a visitar nossa Loja on-line de MODA ALTERNATIVA – temos coisas incríveis lá – serão bem vindos; http://www.loja11th11.com

    Abç.

  24. Carla, tô arriscando dizer que esse foi o melhor post que já li aqui no blog (e olha que já vi muito post maravilhoso por aqui). Foi tão esclarecedor e meio que uma luz no fim do túnel pra alguém, como eu, que tá lutando pra descobrir o que gosta e o que vai fazer na faculdade com todo o drama que essa escolha envolve.
    Posso dizer que não foi com isso que eu finalmente descobri o que quero realmente fazer, mas foi bom pra abrir um pouco mais minha cabeça pros prós e contras.
    Muito obrigada por mais um post incrível que só você sabe fazer, aliás, tenho uma certa preguicinha em comentar em blogs hahaha, mas preciso dizer que o seu é meu favorito, porque não é nada muito óbvio, nada “olha minha coleção rica de sapatos”, e é isso que faz a diferença no seu trabalho.
    (Sem contar o Rio de Janeiro como cenário, que eu amo, mesmo morando e tendo São Paulo no meu coração)
    Um beijo, você é linda!

    1. Carla Lemos disse:

      Oh Flavinha muito muito muito obrigada, viu! Fico feliz da vida pelo post ter te ajudado, ter te animado a comentar (!) e inspirado a traçar um futuro melhor pra você. É muito bom quando a gente pode, com a nossa experiência (aka. topadas que a gente dá) poder ajudar outras pessoas a talvez, encurtar um pouco os caminhos. Um beijão <3

  25. Carla, tu falaste tudo!
    Amei o post. Confesso que to sofrendo pra conseguir estágio e as vagas pedem pessoas com muito conhecimento e experiência (algo difícil pra alguém que tá no começo da facul e não faz muitas cadeiras pois o preço é super caro também!).
    Mas to notando que aqui no sul, ao menos aqui em RS onde eu moro, as pessoas estão começando a olhar com outros olhos pros profissionais de moda. Aos poucos estão valorizando mais, e aqui cada vez vem surgindo mais cursos, palestras e workshops, o que é ótimo pra quem deseja trabalhar com isso ou entender um pouco mais sobre o assunto!

    Beijos! :D

  26. danielly disse:

    Carla, parabéns pelo excelente post.Caiu como uma luva pra mim nesse momento, me formei a menos de um ano, e c uma visão de que teria minha marca e q ela bombaria, e eu seria feliz, só que não é bem assim, tive que entender que se dá um passo de cada vez, que ainda tenho muito que aprender, estudar e trabalhar p chegar nesse patamar tão sonhado.No momento trabalho em uma loja de roupas como vendedora, o q têm sido muito útil, pois to aprendendo como é complicado e caro ter seu próprio negócio.Moro na Paraíba, se nos grandes estados tá dificil trabalhar com moda, imagine aqui no interior do nordeste??? hahaha, é não tá fácil p ninguém.Enfim, quero agradecer pelo post, pois me motivou a continuar batalhando por este sonho.bjooos

    1. Carla Lemos disse:

      Oh dani, muito obrigada! Fico feliz de ter te incentivado e oh, sempre achei que deveria fazer parte do processo de formação de uma estilista trabalhar como vendedora, atender o público e aprender sobre a necessidade das mulheres na prática, dentro do provador, sabe? Sucesso pra você, viu minha linda! Beijão!

  27. Ana Dias disse:

    Em Brasília é muito pior, não tem nem oportunidade de estagio e muito menos de emprego!

  28. Carla! Que post fantástico! Eu só tenho 12 anos e sei que até o dia que for ter que escolher o que vou cursar, pode mudar muita coisa (ou não), mas tenho certeza que vou querer cursar moda com especialização em jornalismo! Eu criei o meu blog no fim de 2012, por juntar duas coisas que a-m-o: escrever e moda, com certeza não sou uma pessoa nem um pouco experiente neste mundo, mas posso dizer que luto para conseguir um espaço mundo na moda, mesmo só tendo 12 anos! Aqui em Salvador (onde moro) é péssimo para conseguir um mínimo de reconhecimento neste mundo, mas tento! Já fiz dois cursos de moda, e considero isso muito para uma pessoa que só tem 12 anos. São poucos os que consigo uma vaga, por causa da minha idade! Já realizei muitos sonhos que sempre tive, graças ao blog, entre eles conhecer a minha blogueira favorita (Camila Coutinho), desde então já vi ela três vezes e ela sempre me reconhece e sempre me chama de Leti (me sinto a íntima dela haha) até já postou uma foto comigo no instagram dela e foi um dos melhores dias da minha vida! Ainda estou na luta para conseguir mexer no Photo Shop, em quanto não consigo uso o Pic Monkey que é bem fácil, e as montagens ficam bonitinhas! Ano passado tentei um credencial para ir para São Paulo Fashion Week, eles não me aceitaram, mas não desisto! Este ano vou tentar novamente! Com certeza você me ajudou muito neste post, Carla! Você merece (e muito) todo o sucesso que está tendo, parabéns! Beijo grande de uma fã e admiradora!

    1. Carla Lemos disse:

      Ohhhh minha linda! Sabe que eu tô chegando aí em Salvador segunda, né? Queria te ver! <3 Mas, vc é uma fofa, dá pra sentir o amor que você tem por isso tudo! E realmente você já fez muita coisa, mas oh não se apegue a cursos não. Aproveite essa idade e leia todos os livros que você puder. Leia livros de história da moda e de movimentos culturais. Veja filmes e aproveite esses anos de colégio pra encher o seu baú de referências, porque quando você tiver seus 16 anos você vai ter um conhecimento gigante e vai se destacar em qualquer curso, faculdade que vc vier a fazer. Estude bastante que o reconhecimento vem ;) Beijo florzinha! <3

  29. Sim Carla! Leio muitooooos livros, confesso que ainda vejo pouco filmes, mas estou tentando melhorar! Rs! Agora que estou em período de férias e estou assistindo mais! Claro! Vou a-m-a-r te ver! Podemos marcar alguma coisa, ou você vai participar de algum evento ou algo do tipo? Beijo grande!

  30. Sim Carla! Leio muitooooos livros, confesso que ainda vejo pouco filmes, mas estou tentando melhorar! Rs! Agora que estou em período de férias e estou assistindo mais! Claro! Vou a-m-a-r te conhecer! Podemos marcar alguma coisa, ou você vai participar de algum evento ou algo do tipo? Beijo grande!

  31. Ah! E não foram cursos, foram palestras! Me confundi! Rs! Beijo!

  32. Luiza Coutinho disse:

    Por um bom tempo me interessei por esse ramo, acabei desistindo, mas meu gosto por moda nunca mudou… Agora que cheguei no ensino médio e já sofro com a pressão de escolher o que quero fazer da vida comecei a me interessar de novo por esse universo de moda e beleza, tenho pesquisado bastante sobre as especializações e o que eu gostaria mesmo de me profissionalizar. Seu post me ajudou muito, aliás não conhecia seu blog até hoje e pelo pouco que vi já deu pra perceber que você merece mesmo tudo o que conquistou. Não sei mesmo se é isso que vou cursar, mas para qualquer coisa que eu escolher vou levar essas dicas, sei que esforço nunca é demais !

  33. Mariana Ribeiro disse:

    Desde quando eu era adolescente que a pulguinha da moda estava em mim! Quando prestei vestibular fiquei bem indecisa e acabei optando pelo que eu julgava o “certo” – Jornalismo. Do dia da minha formatura até hoje, já se passaram quatro anos e vocês podem não acreditar mas a pulguinha ainda não me largou, por isso resolvi mudar de rumo e tentar seguir com o meu novo segmento. Não é fácil, pelo contrário; Estar envolvido com a moda é uma é se entregar para uma batalha diária, é correr uma maratona todo dia, e se preparar para inúmeros “nãos”. Confesso que estava quase desistindo e voltando ao bom e velho jornalismo mas como nada acontece por acaso, me deparei com esse passo-a-passo, que injetou em mim uma dose grande de esperança e confiança para continuar. Obrigada Carla Lemos e Melyssi Peres. Se tudo der certo, podem ter certeza que vocês são culpadas por isso. :)

  34. Thiago Spagnollo disse:

    Gostei muito do seu post, muito interessante e muito propício. Eu sou graduado em economia pretendo seguir na área da moda. Quando prestei vestibular, não fiz para moda porque havia muito preconceito e por um pouco de medo, se fosse hoje com certeza faria moda. Contudo, não me arrependo de ter feito economia, pois me abriu um leque de opções e visões. Ainda tenho dúvida se faço o curso de moda ou se faço especializações, apesar de que estou quase certo que a segunda opção é a melhor, fazer especialização na área e cursos de desenho, corte, costura entre outras coisas se eu for trabalhar como estilista. Não concordo com a afirmação que para ser uma bom estilista tem que ser formado em moda, afinal, temos muitos exemplos fascinantes que seguem a corrente contrária a esta afirmação, dando um exemplo nacional, temos o estilista Carlos Miele (M.Officer e Miele) que é formado em administração de empresas. Temos uma quantidade absurda de estudantes se formando em moda, contudo, muito deles não estão preparados para o real mercado da moda. Somente a criação já não adianta mais, é preciso ter a parte de preço, é preciso ter didática, é preciso de muita pesquisa. Trabalhar com moda é um trabalho árdua que você tem que estar disposto a matar um leão por dia.

  35. TAÍSA disse:

    ADOREI ESSE POST!!!!!! :P

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Ei! Agradecemos por compartilhar nosso conteúdo

Agora vem conhecer nossos outros canais