Numa inversão divertida de perspectiva, a internet tem influenciado o que se usa nas ruas. Mais do que a rede em si, são as garotas rainhas do Tumblr e do Instagram que criam desejos – do que queremos consumir e possuir, ao que queremos pertencer. E elas dizem bem alto: Rosa Millennial! Entenda os motivos (importantes) dessa obsessão toda pelo pink
Tanto o Tumblr quanto o Instagram reúnem as millennials mais influentes da Terra. Essas garotas super jovens, convenhamos, decidem do que vamos gostar em breve – até grandes maisons, como Gucci e Channel (pra citar só algumas), tem feito essa aposta nelas. Soa estranho, mas é isso: vale pra moda, pra beleza, pro design, pra decoração, pra alimentação, pros exercícios e pra televisão. E foi nessa maré de influência digital que fomos tomadas pelo tumblr pink – ou, entre nós, rosa millennial.
Não é por acaso, claro. O rosa millennial, acompanha uma tendência à fofura que estamos vivendo há algum tempo. Já reparou que unicórnios, sereias, milkshakes, glitter, cupcakes e sorvetes representam um contexto? Foi nele que os variados tons de rosa ganharam destaque (e um dos ícones dessa onda foi o Museum of Ice Cream, projeto temporário em Los Angeles que tem uma conta de Instagram irresistível: @museumoficecream).
No finzinho do ano passado, a gente já tinha apostado que o rosa ia “acontecer”. Além da fofurice periclitante, o rosa quartz foi uma das cores eleitas pela Pantone como tom do ano de 2016, em conjunto com um azul clarinho, o serenity (e é diretamente complementar à cor eleita para 2017, o greenery). O que a gente não esperava era que o rosa millennial comunicaria tanta coisa e viraria cor de uma nova bandeira que temos muito gosto em levantar.
no começo da febre, o pink irônico dos anos 90
Segundo o The Cut, a preferência pelo rosa millennial fica ainda mais interessante se pensarmos sobre como ele tem uma pegada irônica. É que, com a volta dos anos 90, retomamos antigos ícones de moda daquela época, como Paris Hilton, as Patricinhas de Beverly Hills e Elle Woods, a personagem de Legalmente Loira vivida por Reese Whiterspoon. Todas elas com algo em comum: a preferência indiscutível pelo rosa, naquele tom vivo bem Barbie.
o rosa millennial pode traduzir causas importantes?
A diferença é que o rosa millennial, diferente da febre rosa do fim da década de 90, tem um compromisso com a estética e com o design, mas também com muitas causas de grande relevância política. Mais do que tom debochado e com carinha de infância, ele representa uma geração que não define o rosa como “cor de menina”: assume que tem fluidez entre os gêneros, e acaba traduzindo também um poder feminino zero cliché e muito ativista.
Sendo assim, mais motivos temos pra amar essa cor, né? E temos provas de que o rosa millennial veio pra ficar:
// na moda:
#modicesinspira entrou totalmente na vibe rosa millennial
// na decoração:
O efeito calmante da cor, em tempos de ansiedade, é ultra bem-vindo dentro de casa <3
// no tumblr:
~ pra saber mais ~
A matéria completa do The Cut, que é um dossiê sobre a cor: Why Millenial Pink refuses to go away
E aí? Preparada para assumir o rosa millennial na sua vida? Não esquece de mostrar pra gente no #modicesinspira, tá?