Pode anotar aí: a gente vai ser muito influenciada pela Versace em 2018.
Na real, a gente já tá sendo influenciada pela Versace faz um tempo e nem tava ligada. A Versace foi uma das principais marcas de moda dos anos 90, que popularizou muitas das tendências que a gente tá revisitando na moda hoje.
Mas tem coisa que eu só reparei quando abri o aplicativo da Vogue Runway (baixem é maravilhoso!) e encontrei os desfiles da Versace de 1993 a 1997, quando a marca ainda tinha seu fundador Gianni Versace no comando. Navegar pelas fotos é ver como a era de ouro da marca italiana tem a ver com que a moda está nos oferecendo hoje. Das tendências mais ~ousadas à cor do ano.
Roupão de banho, um clássico Versace
quando vc vê 3 divas usando já pode classificar como tendência? pic.twitter.com/fLJ4CdtN30
— modices.com (@modices) 22 de novembro de 2017
Quando Rita Ora apareceu no tapete vermelho com um roupão de banho, cheia de diamantes e salto fino, a internet pirou. Logo apareceu Bruna Marquezine comentando que já tinha pensado mesmo em usar o visual em evento e dias depois, surge Riri na capa da Vogue Paris de toalha e roupão, mostrando que o visual de youtubber cacheada vem com tudo em 2018.
Então, imagina a minha surpresa ao ver tanto roupão não em 1, mas em várias coleções da Versace dos anos 90. Todas as supermodels da época desfilando bem day spa, bem get ready with me, bem tutorial de finalização dos cachos.
Ultraviolet também é muito Versace
O ultraviolet, a cor do ano de 2018 escolhida pela Pantone bombava nas coleções da marca. Não só o roxo ultraviolet, mas todas as variações de lilás. Combinadas entre si ou com outras cores vibrantes como azuis, verdes, amarelos e laranjas.
E, não para por aí, hot pants com saias transparentes, blazers poderosos, fendas, decotes, looks monocromáticos (que eu amava quando era criança), tons pastel e mais uma sem lista de criações que tornaram Gianni Versace um dos maiores influenciadores da moda dos anos 90.
Mas, o estilista sofreu uma morte trágica no auge da sua carreira. Ele foi assassinado na porta da sua casa em Miami em 1997.
A história de Versace vai virar série
A 2ª temporada de American Crime Story vai contar a história do assassinato de Gianni Versace que foi morto por um atirador que matou outros 4 homens pelos Estados Unidos. Assim, como na 1ª temporada que contou a história do julgamento de O.J. Simpson, a história foi muito mal contada na época e nunca foi devidamente esclarecida.
A série que estreia dia 18 de Janeiro na FX (sim, aqui no Brasil!) tá cheia de expectativas. No elenco, Penelope Cruz atua como a irmã Donatella e Ricky Martin como Antonio d’Amancio, namorado de Gianni. E a produção prometeu caprichar nos figurinos pra fazer jus ao legado de Versace na moda.
Mas que não te contaram sobre o Versace?
É que o estilista é mais da lista de homens poderosos que foram denunciados por assédio. O ator Kevin Sorbo, contou a história dos assédios que sofreu do estilista nos seus tempos de modelo. Se todo mundo falar não sobra um mesmo.
Bom, mas de qualquer forma é importante conhecer e aprender com a história da moda pra gente enriquecer nosso repertório. E aprender quem merece realmente ser admirado como ícone ou não ;)